Filtro Esportivo

Um dos acessórios mais procurados no mundo de preparação são os filtros de ar esportivos, que prometem melhorar o desempenho de maneira barata e sem grandes alterações no motor. Entre os modelos à venda está o Kit Air Cool, da Race Chrome, que custa 220 reais*. Disponível para alguns modelos das linhas GM, VW, Ford e Peugeot, o kit oferece como diferencial a generosa promessa de aumentar a potência do motor em cerca de 8%.

Para saber se o filtro esportivo melhora mesmo o fôlego do motor, levamos o Air Cool para uma prova rápida na oficina de preparação Dynos Race, que possui um dinamômetro homologado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

Usando um Celta 1.0 flex 2008 1.0 abastecido com álcool, colocamos o carro sobre o dinamômetro e aferimos sua potência. Na primeira avaliação, atingimos 70,5 cv com um torque de 9,2 mkgf, efetuando duas medições – ou puxadas, como dizem os preparadores –, sempre acompanhadas pelo engenheiro Gilberto Colevoti, um dos técnicos da Dynos.

O teste foi acompanhado também pela equipe Race Chrome, que depois instalou o filtro esportivo no Celta. Vale ressaltar que se trata de um kit de fácil manuseio, sendo possível até mesmo o motorista instalá-lo, usando apenas ferramentas comuns e seguindo o manual de instruções. Com o Air Cool já colocado, realizamos outras quatro puxadas e chegamos a 72,6 cv de potência, com o mesmo torque de 9,2 mkgf. O resultado final foi de apenas 3% de melhoria, longe dos 8% prometidos. Pelo menos o kit trouxe uma ligeira vantagem no torque em baixa rotação, pois os 9,2 mkgf foram atingidos a 2 800 rpm, contra as 3 200 rpm do primeiro teste.

No kit, o consumidor encontra duas mangueiras de silicone, quatro abraçadeiras e um elemento filtrante com duplo tecido (poliéster e algodão cirúrgico). Segundo a empresa, o produto tem durabilidade de 100 000 quilômetros, sendo necessário lavá-lo a cada 10 000 quilômetros.

CUMPRE O QUE PROMETE?

Em partes. O produto prometia um aumento de cerca de 8%. No teste do dinamômetro, a melhoria não passou de 3%.

– Teste sem o Air Cool

Potência: 70,5 cv

Torque: 9,2 mkgf

– Com o Air Cool

Potência: 72,6

Torque: 9,2 mkgf

Fonte: Site Quatro Rodas

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